Peregrinação a Santiago de Compostela

Podemos chamar-lhe viagem, passeio, aventura ou peregrinação, isto porque vamos a Santiago de Compostela como peregrinos.

De todas as vezes que ouvi aleatoriamente falar em ir a Santiago de Compostela, nunca ouvi ser mencionada a palavra peregrinação por isso foi com alguma surpresa que recebi a informação do meu companheiro de viagem e guia Paulo Torres.

O caminho que vamos fazer é o caminho Português, que tem início na Sé do Porto. O caminho típico é: Porto, Rates, Barcelos, Ponte de Lima, Valença, Tui, Redondela, Pontevedra, Padrón e por fim Santiago de Compostela. Visto esta ser a 9ª vez que o Paulo vai a Santiago de Compostela, acredito que já tenha o seu próprio caminho definido, por isso não me vou preocupar com essa parte.

De um modo geral, os caminhos hoje encontram-se sinalizados por setas de cor amarela no chão, muros, pedras, postes, árvores, estradas, marcos de granito ou cimento e outros. Como regra, passam sempre em frente à igreja mais importante ou mais antiga da cidade. (fonte)

Segundo a lenda, basta seguir o traçado das estrelas para chegar ao túmulo de São Tiago, em Santiago de Compostela (cuja origem do nome é São Tiago do Campo das Estrelas).
Segundo a tradição, todos os que chegam à catedral da cidade, não importa a forma de transporte, recebem o perdão dos seus pecados. (fonte)

A Credencial do Peregrino é um documento que nos identifica ao longo do caminho e na chegada a Santiago. Contém os dados pessoais do peregrino e uma série de espaços em branco onde se colocam os carimbos dos Albergues/Refúgios, Igrejas, Polícia, entidades administrativas ou estabelecimentos comerciais, de forma a autenticar a passagem pelo caminho.

Esta credencial é destinada só a peregrinos que vão a pé, de bicicleta ou a cavalo. Pode ser adquirida na Oficina do Peregrino em Santiago de Compostela, na maioria dos albergues ou nas associações dos amigos do Caminho de Santiago. É conveniente pedi-la antecipadamente. No nosso caso vamos pedir na igreja da Sé, no Porto. A apresentação deste documento dá acesso a vários descontos e serviços ao longo do caminho.

Credencial do PeregrinoAquando da chegada a Santiago, a credencial deve ser apresentada na Oficina do Peregrino, que fica muito próxima da Catedral e receberemos a Compostela, que é um certificado do cumprimento da Peregrinação, outorgada pelo Secretário Capitular, válida apenas para quem tenha percorrido, pelo menos 100 km a pé ou a cavalo ou 200 km de bicicleta. (fonte)

One thought on “Peregrinação a Santiago de Compostela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s